SEJAM TODOS BEM VINDOS !!!

Este Blog é a conclusão do curso Cidadania e Diversidade da UNESP- Bauru, tem por finalidade a divulgação de assuntos tratados no curso e propagação intelectual, social e cidadã dos indivíduos.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Proposta do Mec - EJA

Este é um trabalho do Ministério da Educação junto ao Secad e que propõe diversidade de temas e atividades diversificadas com os alunos do EJA.
Segue abaixo a proposta:

“ ApresentaçãoAo longo de sua história, o Brasil tem enfrentado o problema da exclusão social que gerou grande impacto nos sistemas educacionais. Hoje, milhões de brasileiros ainda não se beneficiam do ingresso e da permanência na escola, ou seja, não têm acesso a um sistema de educação que os acolha.Educação de qualidade é um direito de todos os cidadãos e dever do Estado; garantir o exercício desse direito é um desafio que impõe decisões inovadoras.Para enfrentar esse desafio, o Ministério da Educação criou a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade - Secad, cuja tarefa é criar as estruturas necessárias para formular, implementar, fomentar e avaliar as políticas públicas voltadas para os grupos tradicionalmente excluídos de seus direitos, como as pessoas com 15 anos ou mais que não completaram o Ensino Fundamental.Efetivar o direito à educação dos jovens e dos adultos ultrapassa a ampliação da oferta de vagas nos sistemas públicos de ensino. É necessário que o ensino seja adequado aos que ingressam na escola ou retornam a ela fora do tempo regular: que ele prime pela qualidade, valorizando e respeitando as experiências e os conhecimentos dos alunos.Com esse intuito, a Secad apresenta os Cadernos de EJA: materiais pedagógicos para o 1.º e o 2.º segmentos do ensino fundamental de jovens e adultos. "Trabalho" será o tema da abordagem dos cadernos, pela importância que tem no cotidiano dos alunos. A coleção é composta de 27 cadernos: 13 para o aluno, 13 para o professor e um com a concepção metodológica e pedagógica do material. O caderno do aluno é uma coletânea de textos de diferentes gêneros e diversas fontes; o do professor é um catálogo de atividades, com sugestões para o trabalho com esses textos.A Secad não espera que este material seja o único utilizado nas salas de aula. Ao contrário, com ele busca ampliar o rol do que pode ser selecionado pelo educador, incentivando a articulação e a integração das diversas áreas do conhecimento. “Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade - Secad/MEC

Segue abaixo a Coleção proposta.

A Coleção
Cultura e Trabalho
Caderno do Professor
Diversidades e Trabalho
Caderno do Professor
Economia Solidária e Trabalho
Caderno do Professor
Emprego e Trabalho
Caderno do Professor
Globalização e Trabalho
Caderno do Professor
Juventude e Trabalho
Caderno do Professor
Meio Ambiente e Trabalho
Caderno do Professor
Mulher e Trabalho
Caderno do Professor
Qualidade de Vida, Consumo e Trabalho
Caderno do Professor
Segurança e Saúde no Trabalho
Caderno do Professor
Tecnologia e Trabalho
Caderno do Professor
Tempo Livre e Trabalho
Caderno do Professor
Trabalho no Campo
Caderno do Professor

Para consultar o portal EJA para maiores informações e detalhes consulte o site:
http://www.eja.org.br/comousar/index.php?acao3_cod0=a5bb7f50660269aae3e193c9a0f83d93

Nenhum comentário:

Postar um comentário